Rio Aquidauana atinge 7,48 metros e está com aviso crítico de transbordamento

Algumas regiões do perímetro urbano e pesqueiros foram atingos pela subida do rio

| GABRIEL DE MATOS / CAMPO GRANDE NEWS


Vista aérea do Rio Aquidauana nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

O Rio Aquidauana atingiu o nível de 7,48 metros na quinta-feira (16). O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta de risco crítico de transbordamento no município de Aquidauana, distante 141 km de Campo Grande.

A Defesa Civil Municipal, equipes da Prefeitura e Corpo de Bombeiros estão mobilizadas para prestar atendimentos caso seja necessário. A região do Campo do Baixadão está com água invadindo o gramado.

Já na Ponte Velha, Boiadeira e Nova é possível notar a subida do rio. Quem precisar de atendimento pode acionar o Corpo de Bombeiros 193 ou o Plantão Social da prefeitura: (67) 99288-3963.

Situação crítica nos pesqueiros - O piloteiro Everton Luiz Garcia, de 44 anos, filmou nesta quinta-feira (16) a situação dos pesqueiros Toca do Onça e Itaju alagados pela subida do Rio Aquidauana. Os dois ficam no município aquidauanense. Ele relata que o nível do rio está subindo desde sexta-feira.

Everton informou que o vídeo foi gravado por volta das 11h desta quinta-feira. O piloteiro destacou que a situação deve estar pior no momento, porque chove em Aquidauana. 'Pelo visto vai encher mais. Ontem choveu muito para lá'.

No Pesqueiro Toca do Onça, um funcionário que preferiu não se identificar informou que a área do restaurante foi invadida pela água. Além disso, ressaltou que não houve dano material, porque os móveis foram suspensos.

Previsão do tempo - O município de Aquidauana está com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de chuvas intensas em perigo potencial válido até as 10h desta sexta-feira.

A previsão para a noite é de muitas nuvens com pancadas isoladas de chuva. Na sexta-feira deve chover mais na cidade de Aquidauana. De acordo com dados do Inmet, choveu mais de 128,4 mm nos primeiros 16 dias de março. Em 2023, a somatória do volume pluviométrico chega a 476 mm.

Confira a galeria de imagens:



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE